4 dicas para conseguir conquistar um investidor

Image result for investidor

A maior parte das pessoas que possuem grandes ideias, não possui o dinheiro necessário para investir e fazer o negócio crescer.

A empresária Fabiana Saad, autora do livro Mulheres Positivas, tem estudado muito sobre esse assunto. Além de estudar sobre o empreendedorismo feminino, Saad também é produtora do programa Shark Tank Brasil, no ar todas as quintas no canal Sony.

Em cada programa, a história é a mesma: a grande maioria dos participantes não possui boa estrutura do seu negócio e perde a oportunidade de ter um investimento dos empresários chamados “sharks”, tais como João Appolinário (fundador da Polishop) e Caito Maia (Chilli Beans).

O ramo dos negócios carece de domínio sobre os acontecimentos da própria startup, e de pessoas que se dediquem de modo integral ao novo negócio. Quando os investidores percebem que essas duas coisas não estão acontecendo, não há confiança e por esse motivo, eles não mexem em seus bolsos.

Confira a seguir, 4 dicas para conseguir conquistar um investidor:

  1. Dedicação total

Se você tiver mais tempo para se dedicar integralmente à sua nova ideia, terá mais chances de que um investidor feche negócios com você. Esforce-se, persista, e mostre comprometimento e dedicação sempre que for possível. É difícil conseguir um investidor para negócios onde a pessoa trabalha apenas “part time”.

  1. Demonstre sua paixão pelo produto

Independente de sua ideia ser incrível ou não, é importante que você possua comprometimento, carisma e domínio sobre o tema. Afinal, antes de alguém investir em um negócio, investe em um empreendedor. Se o empreendedor não demostrar grande paixão pela sua ideia, o investidor dificilmente irá investir no novo negócio. É uma questão comum nas pessoas que têm sucesso: amor e paixão pelo seu negócio caminham junto com o sucesso.

  1. Estude o seu próprio negócio

Um discurso bem reproduzido e seguro costuma conquistar mais os investidores. Não hesite na hora de falar sobre o seu produto, e se acerque de todas as informações que conseguir. É de extrema importância que o dono da startup esteja sempre preparado para responder a quaisquer perguntas sobre seus planos e suas ideias.

  1. Prove que seu negócio é lucrativo

O investidor precisa compreender que irá lucrar mais ao investir em seu negócio do que ao aplicar dinheiro no banco. Por essa razão, explique de modo detalhado todos os pontos positivos e quais serão os lucros do negócio.