5 formas de abordar o seu cliente na hora de fazer cobrança de dívidas

Contas a receber é a principal preocupação de fluxo de caixa dos proprietários de pequenas empresas. Para garantir que você seja pago, use as seguintes dicas de cobrança de dívidas e as melhores práticas.

Tenha sempre uma postura positiva

Não veja isso como pessoal. Se seus clientes não estão pagando suas contas no prazo, veja por que a conta está atrasada.

Pode ser que seu cliente simplesmente tenha esquecido. Para ajudar a evitar esses tipos de pagamentos perdidos, forneça um lembrete suave imediatamente após a data de vencimento da fatura.

Lembre seus clientes de forma gradual

Um dos segredos da cobrança de dívidas de pequenas empresas é aumentar gradualmente a assertividade de sua comunicação de acompanhamento ao longo do tempo. Sua primeira chamada, carta ou e-mail deve dar ao seu cliente o benefício da dúvida com um tom positivo e útil. Mas, pela terceira carta de coleta ou correspondência, o tom pode ser mais direto e assertivo (mas nunca ofensivo ou pouco profissional).

Utilize as opções de acesso ao cliente

Na era eletrônica de hoje, o processamento de faturamento e cobrança de dívidas por e-mail é simples e rápido, mas não é sem suas preocupações. A correspondência por e-mail pode facilmente ser enterrada em uma caixa de entrada cheia. Use meios adicionais para chegar aos seus clientes que perderam um pagamento. Pegar o telefone é um excelente primeiro passo, enquanto uma carta certificada pode ser solicitada após semanas sem resposta.

Capacitar as pessoas certas

Proprietários de pequenas empresas devem contratar pessoas aptas para lidar com contas e recebimento, sendo melhor atribuir à uma pessoa a tarefa de cobrança de dívidas. Designe o líder da equipe de dívidas e forneça suporte, treinamento e incentivo adequados para fazer o trabalho certo.

Verifique sempre todas as referências

Para qualquer planejamento realizado por pequenas empresas antes de assinar um “grande negócio”, é aconselhável verificar a referência comercial e bancária dessa parceria. Basta checar junto ao banco do seu potencial cliente ou parceiro, a fim de obter informações importantes sobre o relacionamento bancário e como eles mantiveram suas contas no passado.

Como uma verificação de antecedentes, dar esse passo pode identificar potenciais bandeiras vermelhas antes que uma fatura seja impressa.