Conheça um pouco do presidente do Bradesco – Luiz Carlos Trabuco Cappi

A maior parte das decisões de Luiz Carlos Trabuco Cappi são acompanhadas pelos principais meios de comunicação. Não é para menos, uma vez que grandes operações financeiras como concessão de crédito, investimentos financeiros de grande porte, entre outras tratativas passam pelo crivo deste profissional.

Chegada a presidência

Presidente do Bradesco desde 2009, Trabuco como é chamado pelos amigos, é visto como discreto e visionário. Assumiu a presidência do banco após a saída de Márcio Cypriano por causa da idade, uma vez que de acordo com o estatuto do banco só podem ser presidentes executivos com até 65 anos de idade. Mesmo assim, é apenas o quarto presidente da história do banco.

O cenário não era dos melhores, tendo em vista que o Bradesco tinha acabado de perder a liderança entre as instituições bancárias privadas brasileiras. Luiz Carlos Trabuco Cappi não buscou uma corrida para voltar ao topo. Mostrou-se cauteloso em primeiro momento, focando em oferecer bons serviços nos municípios em que já tinha participação. “A liderança em si não é um objetivo”, afirmou ele, em uma entrevista.

Também focou numa melhor estruturação, buscando maior interação, sobretudo com os colaboradores promovidos. Aqueles que ascendiam de cargo tinha a palavra no salão nobre do banco, onde são tomadas importantes decisões com diretores e acionistas. Outras medidas foram a criação da universidade corporativa e reestruturação de lideranças.

Compra do HSBC

Os anos de tranquilidade mudaram com a aquisição da filial brasileira do HSBC. Com o aval de Lázaro Brandão, presidente do Conselho, Luiz Carlos Trabuco Cappi fechou negócio por US$ 5,2 bilhões, na maior transação no Brasil em 2015. A compra permitiu reacender a briga pela liderança do segmento.

Com uma soma simples da participação de mercado, o Bradesco ultrapassa o rival no número de agências, no número de correntistas e no volume de fundos de investimentos. Em outros três itens, aproxima-se do líder, são eles: ativos, depósitos e empréstimos concedidos.

“Com o HSBC, conquistamos de uma vez o que demoraríamos cerca de seis anos para obter por meio do crescimento orgânico”, afirmou Luiz Carlos Trabuco Cappi à  Isto é Dinheiro. O negócio rendeu-lhe o prêmio de EMPREENDEDOR DO ANO NAS FINANÇAS.

Trajetória

Luiz Carlos Trabuco Cappi nasceu em Marília, interior de São Paulo, em 1951. Formou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo. Chegou ao Bradesco em 1969 e lá passou por diferentes áreas e níveis hierárquicos até chegar a seguradora do banco, onde comandou de 2003 a 2009.

E foi a área de seguros em que se destacou, contribuindo para 30% do lucro da instituição. O que lhe rendeu a indicação para se tornar presidente da instituição.

Trabuco é um exemplo de empenho. Começa a trabalhar antes das 8 da manhã e raras vezes fica somente até as 18 horas. Sempre tem algum jantar ou reunião após o expediente.

Chegou a ser convidado para compor o governo Dilma Rousseff, como Ministro da Fazenda, contudo não aceitou o convite, alegando ter nascido para trabalhar no banco em que começou a carreira.