Conhecendo Luiz Carlos Trabuco Cappi e um pouco do Bradesco

Em oito anos como presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi demonstrou interesse em uma expansão dos recursos digitais do banco. Sua maior ação a frente do segundo maior banco privado do país foi a compra do HSBC (filial brasileira). Conheça um pouco da história do banqueiro e sua trajetória.

Nova área para o público de alta renda

Com a aquisição veio a oportunidade de aumentar a atenção aos correntistas de alta renda, um público que fez com Luiz Carlos Trabuco Cappi buscasse a criação de uma área destinada a esse público, oferecendo um relacionamento mais íntimo e oportunidades de negócios. Guilherme Muller Leal será o responsável pelo setor. Antes o executivo era Diretor Executivo da área de grandes empresas (Corporate). Bruno Melo Boetger, antigo Diretor do Departamento de Câmbio ocupará seu lugar.

O banco também modificou a posição dos gestores da área de Varejo e Produtos. João Carlos Gomes será o responsável pelo Varejo, antes era Diretor Executivo de Produtos e Aurélio Guido Pagani deixa a direção executiva da área do Varejo e estará à frente da área de Produtos.

Quem é Luiz Carlos Trabuco Cappi?

Trabuco, como é chamado pelos amigos, chegou ao banco e passou por diferentes áreas como a Bradesco Seguros e a Previdência Privada, chegando a vice-presidência e a presidência-executiva. Formado em Filosofia, o executivo não gosta muito de badalações e também mostrou-se sempre cauteloso.

Ao chegar a presidência em 2009 viu o banco no seguinte cenário: a perda da liderança entre o segmento das instituições bancárias do país e um rendimento expressivo de seu antecessor, Márcio Cypriano, que nos últimos 10 anos de gestão conseguiu multiplicar o valor de mercado da organização de US$ 5 bilhões para US$ 30 bilhões. Apesar disso, Luiz Carlos Trabuco Cappi adotou uma postura para favorecer os serviços nas cidades onde o banco já estava inserido.

Contudo em 2015 conduziu a aquisição do HSBC pelo montante de 5,2 bilhões de dólares, no que seria a maior transação bancária daquele ano e que renderia a Luiz Carlos Trabuco Cappi o prêmio de empreendedor do ano nas finanças pela mídia especializada.

Um pouco da história do banco

O Bradesco foi fundado março de 1943 em Márilia por Amador Aguiar com uma visão empreendedora de atender a todos e em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social do país. Por isso atendeu a todos, desde lavradores, a imigrantes, varejistas, empresários, latifundiários e etc. No mesmo ano inicia sua expansão.

Em pouco mais de 8 anos de mercado, o banco toma a liderança entre o segmento das instituições bancárias do país. No ano de 1957 muda sua matriz para a Cidade de Deus no Rio de Janeiro.

Já na década de 60 o banco passa a oferecer o primeiro cartão de crédito do Brasil e começa com a microfilmagem de cheques, na época uma inovação.

Na década de 70 executa a primeira transação instantânea via satélite no país, entre Roraima e São Paulo. Também lança o pagamento em débito automático de constas como luz e telefone para empresas e interliga todas as agências por rede telefônica particular.

Em 1981 Lázaro Brandão substitui Amador Aguiar na presidência-executiva da organização. Nesta década a instituição começa a atuar no mercado de Títulos de capitalização e Previdência Privada.

Na década de 90 emite os primeiros cartões em nível nacional e internacional. Além disso, lança o primeiro serviço de internet banking no país e o quinto no mundo, inclusive com acesso para pessoas com alguma deficiência visual, mostrando que sempre buscou inovação.