Diretório inglês de abrangência mundial analisa desempenho do escritório de Ricardo Tosto

Possuindo como sócio-fundador o advogado Ricardo Tosto, o Leite, Tosto e Barros foi analisado pelo diretório inglês, Legal 500. O mesmo responsável por divulgar observações acerca de escritórios de advocacia e trabalhadores do meio jurídico dos mais diversos países. As impressões dos avaliadores, contudo, foram transmitidas ao conhecimento público através do lançamento anual de um guia próprio: o Latin America. Dessa maneira, além de avaliar os desempenhos dos participantes, trata-se de uma instituição voltada a elencar quem foi destaque no segmento.

Tal forma de se avaliar as instituições e os profissionais do meio jurídico, entretanto, não é algo exclusivo ao diretório Legal 500. Outras empresas, como a Chambers Latin, realizam o mesmo serviço, ainda que com algumas diferenças das demais organizações do gênero. De forma geral, as companhias avaliadoras costumam promover o recebimento dos itens solicitados para que seus especialistas possam conhecer a fundo o trabalho que cada participante executa. Somente a partir dessa etapa inicial é que são feitas as devidas análises, como as que o escritório de Ricardo Tosto recebeu.

Reestruturação e Falência é a denominação de uma área em que o Leite, Tosto e Barros recebeu boas pontuações em se tratando do Legal 500. As informações dos avaliadores dão conta de que o escritório conquistou a estrutura adequada para conseguir representar clientes que procurarem o estabelecimento com demandas dessa ordem, algo que segundo o que consta no guia Latin America pôde ser mais facilmente percebido nos processos do contencioso da instituição. Atuando junto à Ricardo Tosto, o advogado Rodrigo Quadrantes foi citado como um dos mais indicados nesse segmento.

Além de Quadrantes, as advogadas Mariana Nogueira e Cristina Lombardi também despontaram no guia como profissionais que executaram bem suas incumbências. As sócias reforçam, de acordo com o diretório Legal 500, a representatividade do quadro societário do Leite, Tosto e Barros no mercado. A instituição avaliadora também pautou suas análises nos métodos que as sócias empregaram na condução de seus trabalhos desenvolvidos durante o período estipulado para a efetuação das avaliações, considerando-as aptas para tais demandas.

O segmento composto por empresas de energia e infraestrutura representa, conforme o guia, um dos maiores percentuais de clientes do escritório onde Ricardo Tosto atua. A construção civil, assim como o segmento que lida com frigoríficos, de acordo com a publicação, também apresentam grande incidência sobre a composição da clientela da organização avaliada. Paulo Guilherme Lopes foi o advogado que obteve maior destaque em processos desses consumidores e, por essa razão, foi reconhecido através das observações dos representantes do Legal 500.

As licitações costumam fazer parte da realidade da maioria dos escritórios de advocacia em todo o mundo, sobretudo naqueles de grande porte, como o que foi fundado por Ricardo Tosto. No Brasil, o Leite, Tosto e Barros conseguiu conquistar a confiança de um expressivo número de clientes no que se refere aos processos licitatórios analisados pelo diretório. O destaque nessa área veio em decorrência dos desempenhos atingidos em defesas, promovendo a Eduardo Nobre e Tiago Lobão Cosenza considerações enaltecendo suas formas de atuação nesse tipo de ação.